sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Dicas para uma Negociação


Segue abaixo algumas dicas para a condução de uma Negociação, porque isso? devemos sempre buscar alternativas que sustentem um bom resultado seja ele no aspecto pessoal ou profissional, essas alternativas devem ser tratadas com equilíbrio utilizando a emoção e a razão, elas andam juntas durante todo o processo desde o quebra gelo, a abertura, a agenda, os assuntos importantes, até chegar na conclusão final.

  1. dedicar tempo ao planejamento e à revisão da negociação. Está comprovado que isso aumenta sua probabilidade de sucesso;
  2. avalie as alternativas que você tem, caso não feche o acordo principal;
  3. avalie as alternativas que a outra parte tem, caso não feche o acordo com você. 
  4.  identifique o grau de importância de cada questão a ser negociada, para você e para a outra parte;
  5. avalie o que é melhor para você, fazer ou não o acordo;
  6. evite listas rígidas de questões a serem negociadas;
  7. considere um amplo leque de saídas ou opções de ação, especialmente as que possam ser levadas em conta pela outra parte;
  8. de três vezes mais atenção aos pontos em comum do que às áreas de conflito em potencial.
  9. preste mais atenção nas implicações a longo prazo de cada assunto;
  10. identifique os assuntos principais e faça planos para cada um, separadamente, em lugar de passos fixados em sequëncia.


Os negociadores comuns confiam na sequência ou na trilha do planejamento fixo. Por exemplo: primeiro vou trazer à tona A, que levara a B, e eu fecherei com C. O problema do planejamento em sequência é que, se a outra parte quiser começar com C ou D, o negociador comum terá perdido plano. Em algumas situações, a sequência ou a própria agenda são assunto para negociação.


 Um grande abraço!!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

NEGOCIAÇÃO GANHA-GANHA



Para se obter um acordo ganha-ganha, é preciso identificar as metas desejadas, não só as próprias, mas também as do outro negociador. Este planejametnto ganha-ganha permite que se se relacione as metas comuns, não desperdiçando tempo precioso em negociá-las, pois são concordantes. Isto não quer dizer que todas as metas e objetivos devam ter os mesmos valores para os envolvidos, mas significa que há boas possibilidades destes alcançarem com sucesso objetivos cooperativos. Além do mais, é preciso determinar alguns fatores que influenciam a negociação ganha-ganha, por exemplo, quão bom negociador é cada um dos envolvidos, como cada parte se prepara para negociar, a coesão entre os times (caso seja negociação entre grupos), como cada parte persegue seu objetivo ou questões, e qual a força ou resistência de cada um dos negociadores.
O acordo ganha-ganha também envolve pessoas abertas, relaxadas à vontade para negociar. Entretanto, não há como negociar abertamente com alguém desconhecido. Então, faz-se necessário buscar relações ganha-ganha, ou seja, os indivíduos envolvidos têm intenção de ajudar uns aos outros a melhorar seus resultados; há preocupação de um relacionamento não apenas no momento da negociação, mas também a preocupação com um relacionamento futuro, duradouro.
Como por exemplo, pode ser citado um casal que discute a cor do abajur da sala de estar. O marido quer um abajur beje, enquanto a esposa quer um abajur vinho. Esta discussão pode até terminar o relacionamento, se o ideal de preservá-lo não for mantido. Todavia, o casal se ama e quer continuar casado. A questão não e apenas dobra o ''adversário'' a seu favor, mas achar a melhor solução que satisfará todos os envolvidos, permitindo que o relacionamento continue bem e com algum grau de amabilidade que existia antes do conflito surgir, afinal, o relacionamento é o mais importante. A este respeito, Fisher & Ury (apud Jandt, 1985:136) comentam que, se uma das partes nunca ceder, não estará negociando, estará apenas forçando o oponente a curvar-se sobre suas posições.