quarta-feira, 22 de abril de 2009

Por que dar feedback?
Quando feito de forma correta, o feedback é uma ferramenta imprescindível no seu arsenal de mentor. É uma ótima forma de aumentar a auto-confiança dos membros da equipe, ao mesmo tempo em que você destaca o aspecto integrado que o comportamento e o desempenho de uma pessoa tem em relação à toda a equipe.É através do feedback que você pode reconhecer e destacar a competência de um de seus colaboradores. Você também pode reforçar comportamentos efetivos ou ajudar ao colaborador a identificar que aspectos precisam de melhoria e ações corretivas. Ou seja, o feedback pode ser positivo ou negativo, mas para ser efetivo deve ter sempre um caráter construtivo e motivacional.
Os seguintes fatores devem ser observados durante o processo efetivo de se dar feedback:
. Disposição: Sempre verifique antes se a pessoa a quem se destina o feedback está disponível para recebê-lo. Feedbacks dados em momentos inadequados perdem todo o seu caráter construtivo e podem funcionar com o propósito inverso e acabar desmotivando e afastando ao invés de construindo e auxiliando.
· Tempo: Dê feedback sempre. O melhor momento para o feedback é imediatamente após a ocorrência do evento ou logo antes que o colaborador precise realizar uma tarefa. Não guarde o feedback apenas para os momentos de reuniões semanais ou de avaliações periódicas. Com o passar do tempo, as informações vão perdendo os detalhes e a relevância.
· Local: Feedbacks positivos podem ser dados em público, até mesmo como uma forma de reconhecimento amplo sobre alguma ação ou comportamento benéfico à equipe. É importantíssimo observar, porém que feedbacks negativos são sempre (sem qualquer exceção) dados em particular. Abordar publicamente uma questão negativa apenas deixa o receptor do feedback em modo defensivo e constrangido, destruindo qualquer caráter construtivo do feedback.

· Foco: Todo feedback efetivo foca sua atenção no comportamento e não na pessoa além de ser específico ao invés de genérico. O que, exatamente, a pessoa fez ou disse? Não aborde questões relativas à personalidade ou atitudes ou a qualquer coisa que "pareça". O feedback deve estar centrado em uma (e somente uma) questão específica, pontual e definida. Ter um foco claro aumenta consideravelmente a chance do feedback ser absorvido e compreendido.
· Prática: Organize suas idéias antes de dar o feedback. Tome nota dos principais pontos, em que ordem eles devem ser abordados e quais palavras-chave utilizar. Isto evita a criação de mal-entendidos e problemas de comunicação.
· Assuma o feedback: Deixe claro que o feedback dado é sob sua perspectiva. Ou seja, que é seu feedback a respeito de uma questão específica. Use expressões como "EU considero", "EU acredito" ou "EU penso". Isto mostra que você está expressando sua opinião a respeito da questão abordada e deixa claro que é possível haver outras opiniões a respeito do mesmo assunto. Além disso, assumir o feedback mostra que você está expressando seu ponto de vista sobre algo que você percebeu, e não que ouviu através de outras pessoas ou supôs.
· Pergunte: Demonstre seu interesse no caráter construtivo do feedback. Indagar sobre o que motivou um determinado comportamento ajuda a entender melhor a situação abordada e demonstra respeito e sensibilidade em relação à pessoa que está recebendo o feedback.