sábado, 2 de janeiro de 2010

NEGOCIAÇÃO

Iniciamos 2010 com Foco em Negociação, afinal através de uma boa negociação conseguimos nossos objetivos pessoais e profissionais. Diariamente estamos negociando, por isso aqui vamos refletir sobre esse tema tão interessante e importante, será que conhecemos bem os aspectos essensciais ao negociar?

Nessa primeira postagem vou inserir alguns pensamentos de autores sobre Negociação e comentar sobre as definições.

"Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa" (Cohen, 1980:13)
Nessa definição o uso da informação e poder assume um aspecto fundamental dentro do processo de negociação. A informação é fundamental no processo de comunicação, podendo influenciar decisivamente a direção a ser seguida pela Negociação.
"Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo a uma decisão conjunta" (Ficher & Ury,1985:30)
Sem dúvida a comunicação é de extrema importância no processo de negociação, e essa importância como foco é que seja bilateral, satisfazendo os dois lados envolvidos. A comunicação bilateral, mesmo que indiretamente, já mostra uma preocupação em satisfazer as necessidades das duas partes (ganha-ganha).
"Negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidades" (Acuff, 1993:21)"
Aqui vemos que a negociação está mais relacionada co persuasão do que a utilização do poder simplismente, e uma grande preocupação com a comunicação. Na negociação, o outro lado precisa sentir-se bem com o resultado.

Em todas definições observamos que uma Boa Negociação, deve ser aquela que é saudável para ambos os lados, o famoso ganha-ganha, e também uma boa comunicação, mas nem sempre isso é real, em nossa próxima postagem comentaremos sobre: Ganha-Ganha, Ganha-Perde, Perde-Ganha e Perde-Perde.

Um grande abraço e Sucesso!!!