quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009


O que Significa ter Visão?
Em diversos estudos e tradições de pesquisa, a visão foi considerada o componente central da liderança carismática e a essência da tão citada diferença entre Gerentes e Líderes.

Mas o que é isso, na prática? Agir como visionário significa fazer três coisas bem:

1. Detectar oportunidade e ameaças no ambiente - Simplificar situações comprexas - Prever acontecimentos que afetarão a organização.

2. Definir rumos estratégicos - Incentivar novos negócios - Definir novas estratégias - Tomar decisões de olho no quadro geral.

3. Inspirar seu eleitorado - Desafiar o status quo - Estar aberto a novas maneiras de trabalhar - Inspirar outros a superar limitações.

Ao assumir um novo papel, o líder tenta marcar um gol rápido para provar a que veio. Só que, na busca por resultados rápidos, pode cometer facilmente um ou mais de cinco erros, o que paradoxamente impede seu sucesso.

Para não cair nessa cilada um novo líder precisa investir em um Gol Rápido Coletivo com a equipe, e não em vitórias individuais.

Isso exige que transmita uma visão clara, desenvolva os outros, esteja disposto a aprender e busque a colaboração de todos para fazer do projeto do grupo um sucesso. Ou seja, o líder novo que marca um gol coletivo rápido precisa exibir habiidades críticas de gestão de mudanças e de liderança.